• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas

 vestibular fema 2020

Inscrições de 07/10 a 06/11

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

tjsp2Alunos visitam Tribunal de Justiça SP

Grupo também conheceu a Bolsa de Valores e o MASP

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

O curso de Direito da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema promoveu mais uma visita técnica aos alunos. Desta vez, os estudantes viajaram até São Paulo para conhecer o Tribunal de Justiça e a Bolsa de Valores.

Na segunda-feira, dia 22, o grupo foi recebido no Tribunal de Justiça de São Paulo. “Conhecemos o Palácio da Justiça, o Salão dos Passos Perdidos, o Salão do Júri, o Espaço Cultural Poeta Paulo Bonfim, dentre outros locais”, conta o professor mestre Leonardo de Gênova, que acompanhou os 42 estudantes, a maioria do terceiro ano, presentes à visita.

O TJSP está entre as mais importantes edificações do país. O atual prédio, em estilo neoclássico com cunho barroco, é assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, que se inspirou no Palácio de Justiça de Roma para desenhar o Palácio da Justiça do TJ paulista.

No ponto alto do tour guiado, destaca o professor da Fema, os alunos assistiram à algumas sessões. “Por coincidência, no dia em que estávamos lá, vimos julgamentos inclusive da nossa comarca, da nossa região. Tivemos ainda uma palestra sobre as carreiras jurídicas. Foi uma oportunidade única para os nossos estudantes observarem a atuação dos desembargadores e verem as diversas oportunidades que a carreira em Direito oferece”.

O Tribunal de Justiça de São Paulo, considerado um dos maiores no mundo, é composto por 360 desembargadores, e nos órgãos de cúpula estão o presidente, o vice-presidente, o corregedor-geral da Justiça, o decano e os presidentes das seções de Direto Criminal, Direito Público e Direito Privado.

 

tjsp1

 

Bolsa de Valores

A segunda parte da viagem ocorreu na terça, 23, na Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo.  Na principal bolsa da América Latina, os alunos acompanharam palestra que explicou o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

“Aprendemos sobre ações, como investir em ações. Isso contempla as aulas que temos dentro das disciplinas do Direito”, lembra o doutor Leonardo de Gênova. “Em outro momento, acompanhamos a compra e venda de uma ação, em um ambiente simulado. A visita foi bem prática”.

Mais tarde, os estudantes tiveram a chance de conhecer alguns pontos turísticos de São Paulo. Após almoçar no Mercado Municipal, na região central, o grupo seguiu para o MASP, o Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista.

“Vimos grandes obras e uma exposição de Candido Portinari. Arte e Direito têm uma relação muito próxima. Os artistas têm um olhar clínico sobre a sociedade. Ao retratar temas como abolição, revoluções ou guerras, o Direito também está ali no sentido de promover uma solução”, explica de Gênova.

A ida a São Paulo foi extremamente positiva. “É a primeira vez de muitos alunos na cidade. Estar perto de profissionais serviu de estímulo para que eles explorem novas oportunidades”, avalia o professor. “Agradeço ao diretor Eduardo Vella e a Fema, que custeou os gastos com transporte, e ao professor Gerson José Beneli, coordenador do curso, que não mede esforços para a realização dessas visitas técnicas”.

 

bovespa1

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Back to top