• FEMAvestibular
  • estudo-hot-site-bolsas

 vestibular fema 2020

Inscrições de 07/10 a 06/11

Prova dia 14/11 às 20h

INSCRICAO 

Semana Juridica homeTema: Crise ética das Instituições da Repúlica

Profissionais destacaram a importância da Educação no futuro político do Brasil

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A XVIII Semana Jurídica da FEMA terminou nesta quinta-feira, 14. Mais uma vez, alunos do curso do Direito e comunidade externa lotaram o Clube da Terceira Idade nos quatro dias do evento.

Neste ano, juízes e doutores falaram sobre “As Instituições da República e o Papel da Educação no Futuro Político do País”. Dentre os convidados, um dos destaques foi o juiz federal doutor William Douglas, que abriu o encontro na segunda-feira, 11 de setembro.

Com o tema “Um País Igual Para Todos e Outras Esperanças em Meio ao Caos”, o convidado destacou a atual crise ética do país e o que se pode fazer para melhorar esse cenário.

“O problema institucional do país hoje é muito grave. É importante que as instituições deixem de cuidar menos de seus próprios interesses e cuidem mais dos interesses da República”, ressalta o juiz federal. “É no meio desse caos que mais precisamos de gente determinada a fazer diferença e tornar o país digno”.

E, para isso, segundo o também professor e escritor, um dos caminhos é o acesso ao conhecimento. “A Educação oferece a competência, a capacidade de escolha, de crescimento. Isso sozinho, contudo, não basta se não tivermos ética. Conhecimento sem ética só é suficiente para roubar”. Juiz federal em Niterói, RJ, William Douglas é autor de diversas obras, entre elas “Como Vencer Gigantes”.

O tema central da Semana Jurídica esteve presente nas noites seguintes. Na terça, 12, a doutora Mônica Herman Caggiano, mestre, doutora e livre-docente pela Faculdade de Direito da USP, a Universidade de São Paulo, falou sobre “Transparência: Uma Imposição Para a Democracia de Qualidade”.

O doutor Ulisses Augusto Pascolati Junior, juiz de Direito do Tribunal de Justiça em São Paulo, com o tema “Corrupção: Uma Visão Contemporânea”, palestrou na quarta, 13. E, no encerramento, o doutor Leonardo Schmitt de Bem, especializado em Direito Penal, apresentou “A Influência da Educação no Controle Social e na Justiça Penal”.

A noite de fechamento reservou ainda o lançamento do livro “Comentários ao Novo Código de Processo Civil”, pela Editora Boreal. Organizado pelos docentes Jesualdo Almeida Junior, Eduardo Vella, diretor da FEMA, e Gerson José Beneli, coordenador do curso de Direito, a publicação é uma coletânea de artigos escritos por alunos e professores da graduação.

Jornada Jurídica

A semana acadêmica promoveu ainda a Jornada Jurídica nas manhãs de terça e quarta. O doutor Thiago Baldani tratou da “Corrupção e Expansão do Direito Penal: a Importância de Meios Alternativos”. E o professor mestre Paulo Cézar Dias, “Direito e Educação: Abordagens Interdisciplinares Perante a Evolução da Sociedade”.

A XVIII Semana Jurídica é uma coordenação do professor Gerson José Beneli e dos doutores, também integrantes do corpo docente da FEMA, Luciano Tertuliano da Silva e Thiago Baldani, com o apoio de alunos, do Diretório Acadêmico e da LFG Curso Preparatório.

Semana Juridica Douglas Monica

 

 MAIS FOTOS NO FLICKR FEMA

 VEJA TAMBÉM: FEMA lança livro durante a Semana Jurídica

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top